Como o cérebro aprende?
A prática constante é a base do aprendizado. Tudo aquilo que aprendemos e vivenciamos, se não utilizado, é descartado pelo nosso cérebro. Isso não é uma coisa ruim, afinal, a seleção das informações é algo necessário para a “limpeza e manutenção” do cérebro, assim ele consegue abrir espaço para novas experiências.
Se você já estudou inglês mas ainda sente-se inseguro saiba que o primeiro passo é cair de cabeça no idioma. Converse com um amigo que manda bem ou um colega de trabalho que você tem mais afinidade… Essa pequena atitude vai te surpreender…
Sabe por que isso vai fazer uma super diferença? Acompanhe a leitura!
Vem enriquecer o seu currículo ainda mais com a The Camp!
Preste atenção porque você deve fazer sua equipe estudar com a gente!
- Estude inglês sem sair do trabalho
- Nós vamos até você para ensinar inglês In Company à sua equipe, sem mexer na rotina do seu trabalho.
- Também ensinamos inglês online para seus colaboradores!
Como reter uma informação importante?
Errado quem pensa: “Se é importante para mim, meu cérebro vai manter a informação na minha cabeça!”. Infelizmente não é bem assim que as coisas funcionam… Sabe aquela história que: de tanto uma pessoa falar e repetir, aquilo vira verdade absoluta? Pois é, o cérebro funciona exatamente dessa maneira!
Por exemplo: quando você acaba de aprender uma palavra, essa informação vai para a memória de trabalho, onde permite o seu armazenamento temporário. No próximo passo, o cérebro vai analisar se a informação está ou não sendo utilizada, e por fim, decidir se a guardará por um período mais longo ou a descartará.
Dependendo do grau de importância – e se você se esforçar para memorizar – ela vai para a chamada memória de curto prazo.
Bem linda essa teoria, mas eu ainda não entendi como faço para reter o conhecimento…
A chave do sucesso está em transferir as informações que estão na memória de curto prazo para a memória de longo prazo, ou seja, aquela memória que retém informações no cérebro permanentemente.
E como fazer essa transferência?
Não tem segredo. A resposta é a repetição. Seja por meio de conversa com os colegas de trabalho, ouvindo uma música, gravando a sua voz e ouvindo depois, assistindo vídeos ou filmes, escrevendo e lendo… Você deve encontrar o seu método, mas o importante é repetir, repetir, repetir e repetir só mais um pouquinho!!!
Então bora praticar?
Gostou do conteúdo? Segue a gente nas redes sociais!